Sistema de ensino…

O Colégio Vila Olímpia tem como proposta trabalhar os conteúdos curriculares de maneira significativa, evidenciando o aluno na condição suprema de “ser pensante” e lançando mão dos recursos humanos, físicos e tecnológicos existentes para fazer da escola um espaço prazeroso de saber.

No Colégio Vila Olímpia, além dos conteúdos regulares do currículo convencional, há grande preocupação com os procedimentos de estudo, que precisam ser bem ensinados para que os alunos possam seguir estudando com autonomia e competência. Tanto quanto os conteúdos estritamente disciplinares, as pesquisas, seminários, leitura de textos teóricos, análise de imagens e filmes, domínio de diversas linguagens, entre outras inserções, também integram o currículo da instituição.

vila-logo

Educação Infantil

"Por outras palavras, a educação é, também, uma experiência social, em contato com a qual a criança aprende a descobrir­ a si mesma, desenvolve as relações com os outros, adquire bases no campo do conhecimento e do saber fazer. Esta experiência deve iniciar-se antes da idade da escolaridade obrigatória, assumindo formas diferentes conforme a situação e nela devem estar implicadas as famílias e as comunidades."
(Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI ­ 1996).

Pensar em uma Escola de Educação Infantil que propõe o desenvolvimento da autonomia é apresentar, desde a mais tenra idade, oportunidades para que a criança dirija suas próprias ações, argumente sobre seus desejos, elabore hipóteses e manifeste descontentamentos, considerando seus recursos e possibilidades individuais e os limites inerentes ao ambiente.

No Vila Olímpia a Educação Infantil compreende 4 diferentes níveis:
Vila 2: 2 a 3 anos
Vila 3: 3 a 4 anos
Vila 4: 4 a 5 anos
Vila 5: 5 a 6 anos
Nas turmas dos "Vilinhas" as crianças efetivamente iniciam seu caminhar acadêmico, com aulas de teatro, inglês, psicomotricidade, laboratório de ciências, laboratório de matemática e muito mais!

Seja bem-vindo ao Mundo das Crianças!

Ensino Fundamental 1

ANOS INICIAIS/FUNDAMENTAL 1

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O ensino nos anos iniciais é subdividido em três ciclos, compreendendo os seguintes anos:

1º Ciclo (1º ano) – ALFABETIZAÇÃO: Compreendido como um rito de passagem, onde o aluno ingressa no mundo do letramento e concluí-lo no final do 2º ciclo, ou seja no 3º ano do ensino fundamental.

2º Ciclo (2º e 3º anos): Período onde se estabelece uma relação bem intrínseca com os processos sociais inerentes à escola, com a vida acadêmica e com o próprio desvendar dos códigos  da escrita e da leitura.

3º Ciclo (4º e 5º anos): Anos de sedimentação da vida escolar, próprios para intensificar trabalhos de campo, pesquisas mais elaboradas, vivências de grupos, aprofundamento na utilização de tecnologias educacionais e suas contribuições para as outras áreas do conhecimento.

Ensino Fundamental 2

ANOS FINAIS/FUNDAMENTAL 2

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O Ensino Fundamental 2 do Colégio Vila Olímpia busca aprofundar conhecimentos e fortalecer a autonomia, a capacidade de reflexão crítica e analítica, o pensamento lógico e a criatividade dos alunos.

Nessa etapa, valoriza-se o estudo, a pesquisa e o trabalho em equipe, por meio de atividades curriculares, saídas de estudos e desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

After the Bell

After the Bell é o programa de imersão parcial em língua inglesa que alia conhecimentos e práticas da vida cotidiana com a formação humanística e científica próprias da realidade escolar, em um ambiente de ludicidade, amizade, cooperação, respeito e participação.
Com uma metodologia que prioriza o processo de aquisição de linguagem, a aprendizagem acontece de “modo natural” por meio de atividades que favorecem a participação dos alunos em diversas áreas da vida acadêmica e cultural.
Trabalhos como elaboração e desenvolvimento de pesquisas, seminários, blogs, vídeos, games, jogos cooperativos, festas temáticas e exposições são realizados no cotidiano do After the Bell, sendo os alunos os protagonistas desse processo.
Além das atividades ligadas diretamente ao inglês, o After The Bell oferece uma diversidade de outras atividades para os alunos. As atividades são direcionadas de acordo com o ano de cada turma.
A dinâmica dos encontros facilita o aprimoramento de habilidades e conhecimentos que garantem, além da aprendizagem da língua, o desenvolvimento de indivíduos preparados para enfrentar os desafios do século XXI.
Tarefa Assistida – O professor responsável acompanha o momento de estudo e de realização das tarefas, fazendo a mediação entre a atividade e o aluno.

Aqui é uma escola muito legal! Você estuda, tem olimpíadas, campo de futebol, parquinho... Tudo o que uma escola legal precisa! A vida é assim no Colégio Vila Olímpia, eu gosto muito dessa escola, vem estudar no Vila!" Felipe – Vila 5 -
O Vila veio suprir uma necessidade do bairro e quando chegou, eu e minha família resolvemos apostar e acreditar que poderia dar certo. Hoje temos a certeza que fizemos a escolha certa para nossa filha. No decorrer destes 4 anos pudemos ver o crescimento físico e pedagógico da escola refletindo no desenvolvimento das crianças. Adriana Giordani -
O Colégio Vila Olímpia representa para a nossa família a oportunidade de educarmos nossos filhos em um ambiente seguro, bem estruturado, organizado e acima de tudo um lugar onde a criança não é apenas um número! Sinto total empenho da equipe em ensinar com responsabilidade e acima de tudo sinto que nossos filhos são muito bem cuidados e amados. Por isso confiamos a educação deles ao Colégio Vila Olímpia e tenho plena certeza de termos feito a escolha certa! Thaiz e Fabian Londero -

Acompanhe nosso insta!